Pular para o conteúdo

Terapia
Ocupacional

A Terapia Ocupacional atuante em Neurologia visa, principalmente, resgatar o papel social da pessoa, para isso, realizam abordagens de reabilitação motora, cognitiva, prescrição de equipamentos e/ou adaptações, tecnologia assistiva, órteses, treino de AVD ́s conforme a demanda e interesse de cada paciente. O número de atendimentos semanais deverá ser determinado após minuciosa avaliação pelo terapeuta responsável.

“É um profissional dotado de formação nas Áreas de Saúde e Sociais. Sua intervenção compreende avaliar o cliente, buscando identificar alterações nas suas funções práticas, considerando sua faixa etária e/ou desenvolvimento, sua formação pessoal, familiar e social. A base de suas ações compreende abordagens e/ou condutas fundamentadas em critérios avaliativos com eixo referencial pessoal, familiar, coletivo e social, coordenadas de acordo com o processo terapêutico implementado.” (Crefito 8).

E o Terapeuta Ocupacional, sob a perspectiva da análise do comportamento, é o profissional que integra a equipe com embasamento na ciência ABA.

Possui a análise do comportamento no dia a dia, na prática, e para isso precisa de um treinamento específico ou pós graduação na área. Ele ensina o comportamento de autonomia e independência para as atividades do dia a dia, fazendo uso, por exemplo, de estratégias de tentativas discretas, ensino naturalístico, uso de dicas (gestual, verbal, física, dentre outros), além de realizar o manejo adequado de situações que possam surgir em terapia.

O profissional consegue analisar os antecedentes de comportamentos rígidos/desafiadores que podem estar dificultando o processo de aprendizagem.